sábado, 12 de abril de 2014

Lendas do Futebol V - Diego Maradona




Deixando a rivalidade de lado a lenda do dia é nada mais, nada menos que Diego Armando Maradona, o maior jogador da história da argentina e um dos melhores do mundo. Nascido no dia 30 de Outubro de 1960 em Lanús, o primeiro clube de Maradona foi o Argentino Juniors, após uma indicação de um amigo que havia passado na peneira do clube. Sua perna canhota chamou atenção do técnico que chegou a duvidar que o garoto só tinha apenas 9 anos de idade.

Sua genialidade chamou atenção do Boca Juniors, time de coração do jogador e, em 1981 o time de Buenos Aires acertou a contratação do garoto de 21 por empréstimo junto ao Argentinos Juniors. Maradona ficou apenas um ano no clube de coração, com 40 jogos e 30 gols, contudo é ídolo até hoje. Às vésperas da Copa de 1982 Maradona foi vendido ao Barcelona por 7 milhões de dólares.

Com status de ídolo, chegou ao clube catalão com a missão de conquistar títulos já que o clube espanhol acompanhava o Real Madrid se distanciar na galeria dos campeões e via o Atlético se aproximar na época, com apenas um título a menos. Seu único título com a camisa do clube catalão foi a Copa do Rei da temporada de 1982-83 em que balança as redes nos dois jogos da decisão e é aplaudido pela torcida merengue em pleno o Santiago Bernabéu.
                                        


Lesões, problemas de saúde, confusões dentro e fora do gramado fora o principal motivo que fizeram El Pibe de Oro deixar o Barcelona. O até então Napoli compra o já polêmico jogador argentino junto ao clube catalão, transferência que ocorreu sem dificuldades.

Sem dúvida o tempo que passou no Napoli foi o melhor de sua carreira, porém foi apenas na terceira temporada, em 1986-87 que Maradona é visto pelo mundo inteiro. Foi na Copa de 1986, no México, que Maradona viveu o melhor momento de sua carreira. Levou praticamente sozinho a Seleção Argentina ao título do Mundial daquele ano. Além da genialidade do craque durante toda a competição ficou marcado também um jogo em especial para o Camisa 10.


No jogo das quartas de final contra a Inglaterra ficaram marcados dois lances, digamos que, inacreditáveis. O primeiro talvez seja o mais polêmico de todos os tempos. Depois de uma bela jogada individual a bola sobrou para o defensor inglês que chutou a bola para trás, Maradona subiu mais que o goleiro e marcou seu gol que segundo ele "Lo marqué un poco con la cabeza y un poco con la mano de Dios". O segundo foi um golaço, um gol antológico em que Maradona dribla seis jogadores ingleses até empurrar a bola para o gol vazio. 

 

Além de conquistar o bi-campeonato para a Argentina, Maradona também faturou o scudetto com a Napoli na mesma temporada. Na temporada de 1988-89 a Napoli perde o título do nacional surpreendentemente pela Inter de Milão, contudo sendo consolados pela conquista da Copa da UEFA o primeiro caneco continental do clube.

Na temporada seguinte, Maradona volta a brilhar no Mundial, conduzindo a equipe Argentina, novamente sozinho para a final do torneio porém amargurando um vice campeonato diante da Alemanha. Passado a Copa do Mundo Dieguito conquista mais uma vez a Serie A para o time de Napoles.


A partir daí o craque começa a decair em sua carreira, através de uma batalha judicial se desliga do clube italiano e volta para a Espanha dessa vez para atuar no Sevilla, não durou mais que uma temporada. Maradona volta para sua terra natal para jogar no Newell's Old Boys contudo, só fica para cinco jogos. Drogas e problemas extracampos fizeram o ficar fora dos gramados por um tempo. 

Recuperado voltou a seu amado Boca Juniors onde jogou por dois anos sem muito brilho. Encerrou a sua carreira em 1997 e depois da Copa de 1998 revelou o sonho de ser técnico da Albiceleste, o que acabou acontecendo posteriormente.

Diego "El Pibe de Oro" Maradona pode ser argentino, polêmico ter deixado se manchar com as drogas mas, a sua genialidade o seu jeito de tratar a bola com carinho sempre ficará marcados na memória de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário